Curta!

[RESENHA] Feche os Olhos - Ariel Gomes

23 maio 2019

Olá, viajantes!

O bloguinho anda bem desatualizado ultimamente e eu peço desculpas, de verdade. Estamos passando por algumas modificações que para mim são muito difíceis, devido a minha total falta de compreensão acerca das tecnologias e códigos HTML dos layouts (podem rir, eu deixo). Mesmo assim, hoje eu trago para nossos viajantes mais uma resenha fresquinha, fruto de uma parceria com a Aberst e com o autor Ariel Gomes. Vem comigo conhecer um pouco mais sobre Feche os Olhos!

Feche os Olhos por [Gomes, Ariel ]

TÍTULO: Feche os Olhos
AUTOR: Ariel Gomes
EDITORA: Amazon
NÚMERO DE PÁGINAS: 12 páginas
SINOPSE: Feche os Olhos é um conto que te faz repensar suas atitudes aqui na terra, na nossa finita vida. Muitas vezes pessoas que já deixaram esse mundo ficam perambulando por entre os vivos a fim de contar suas terríveis histórias, para então ter a sua redenção, ou pior, a punição. Conheça Valentina, a garota que conheceu a vida, ou melhor, a morte de Emília Blomer, um fantasma de uma menina que teve uma infância muito perturbada e que por isso se tornou a garota dos olhos costurados.


   

Feche os olhos é um conto bastante curto: apenas dez páginas. Nestas poucas linhas, somos apresentados à Valentina, que conhecemos como uma menina cheia de vida, que pretendia curtir uma noite com as amigas regada a muita bebida, flerte e diversão. Após a festa da qual participaram as meninas, Valentina decidiu não esperar suas companheiras e, encorajada pelo álcool consumido durante a noite, partiu sozinha para sua casa. No meio do trajeto, no entanto, foi obrigada a tomar um caminho diferente daquele a que já se acostumara e isso a desnorteou. Confusa, a garota só percebeu onde estava quando já se encontrava em frete ao Cemitério São Pedro. Hipnotizada de uma forma estranha por aquele lugar, Valentina só foi retirada do transe por uma vez que vinha de dentro do cemitério e que a garota, curiosa, seguiu. É assim que começa a história de Emília.

Eu não posso contar muitos detalhes acerca do enredo, pois tenho receio de que possa tirar de vocês a própria experiência de descobrir a história por si mesmos. O que eu posso dizer é que o enredo se passa na cidade do Rio de Janeiro e que se divide em dois momentos: o presente, onde se encontra a personagem Valentina, e o passado, que pertence a Emília. Essa divisão fica marcada implicitamente ao longo do conto, e é nítido para um leitor mais atento o instante em que a história vai de um tempo a outro. Eu curto muito esse tipo de flashback, acho que esse recurso dá ao público uma menção ainda mais aprofundada dos acontecimentos e dos sentimentos das personagens, o que nos permite conhecer melhor não apenas a trama, mas as próprias protagonistas dela.

Valentina é uma garota como qualquer outra, e tudo que ela queria era uma noite de diversão ao lado de suas amigas. Levada pelo clima da festa, a garota acaba se embriagando, o que acarreta na decisão de ir sozinha para casa. Acredito que o grande marco do conto seja realmente o encontro de Valentina com Emília: é neste ponto em que a protagonista passa de uma menina descompromissada a uma pessoa empática e preocupada com o bem-estar da garota que acabou de conhecer. Emília é uma incógnita para mim, sua personalidade não é de todo revelada ao longo do conto. Conhecemos sua história, sabemos de seu destino, mas não temos maiores pistas sobre como ela verdadeiramente é. Seus sentimentos, em alguns momentos, são bastante explícitos, através de seu próprio discurso, e essa é uma estratégia acertada do autor, no sentido de que nos torna mais abertos à compaixão e até mesmo ao compartilhamento da dor que Emília sente.

É interessante informar, se até agora vocês ainda não conseguiram apreender este ponto, que essa é uma trama que mistura o real e o sobrenatural, e estes dois momentos da narrativa dos quais falei acima marcam também a passagem entre o mundo que todos conhecemos, que Valentina também conhece, para um universo paralelo, estranho a nós, meros mortais. Na minha visão de leitora, esse foi um fator que enriqueceu bastante o enredo, à medida que traz ao conto elementos fantásticos que são essenciais para o desenvolvimento da história. 

A única coisa que me incomodou um pouco ao longo da leitura foi a agilidade com que todas as coisas acontecem. Eu entendo que, por ter uma extensão menor, o conto é um gênero que exige mais rapidez e desenvoltura por parte do autor, mas eu ainda achei que as informações foram entregues de uma forma muito brusca, fácil até. Gostaria de ver um desenvolvimento maior da relação das duas meninas, de como a comunicação entre elas foi possível, quem sabe mais suspense ao revelar os pormenores que envolvem a vida de Emília, personagem a partir da qual toda a história se constrói. Talvez por isso eu tenha encarado esse conto como uma possível premissa para um romance, uma trama maior que consiga não apenas explorar com maior profundidade esses aspectos, mas também trazer à luz outros elementos de destaque que possa tornar o enredo ainda mais envolvente.

De maneira geral, eu fiquei bastante curiosa com o conto, principalmente em conhecer um pouco mais de ambas as personagens. Como leitora curiosa que eu sou, fico torcendo para que o autor reconheça o potencial dessa história e transforme-a em um trabalho próximo, como um presente aos leitores que, assim como eu, gostariam de conhecer Valentina e Emília mais de perto. 

Até a próxima postagem, viajantes! E não esqueçam de me contar o que acharam da postagem aqui embaixo, viu?

2 comentários:

  1. Louis Cartier e il pilota brasiliano Albert Santos Dumont sono buoni amici perché la sfida di volo di Albert Sandos Dumont fallì perché le sue mani avevano bisogno di controllare l'aereo ed era innocente.rolex replica Tira fuori l'orologio da tasca per vedere l'ora. Pertanto,orologi replica Louis Cartier ha adattato un orologio per lui ed è il primo orologio al mondo indossato al polso.

    ResponderExcluir
  2. Cette édition limitée spécifique G-Shock a le potentiel d'être un LE de statut Graal à l'avenir pour les collectionneurs G-Shock.replique rolex Jack a regardé le G-Shock "Project Team Tough" de 1983 ici. 37 ans plus tard, les collectionneurs l'adorent.fausse montre La NASA pourrait toujours changer la façon dont elle autorise les tiers à utiliser sa marque. Mais peut-être qu'au moment où cela se produira, peut-être 37 ans dans le futur, le logo emblématique du ver (que la NASA a récemment ramené)copie montre viendra représenter encore plus: l'humanité sur Mars.

    ResponderExcluir