[RESENHA] Sereia - Tricia Rayburn

Hey, pessoas!

Hoje é dia de resenha, e o escolhido é Sereia, de Tricia Rayburn. Venham comigo conhecer um pouco mais dessa história!

Sereia
TÍTULO: Sereia (Livro #1)
AUTOR: Tricia Rayburn
EDITORA: Verus
NÚMERO DE PÁGINAS: 306 páginas
SINOPSE: Vanessa Sands, de 17 anos, tem medo de tudo – do escuro, de altura, do mar –, mas sua destemida irmã mais velha, Justine, está sempre por perto para guiá-la a cada desafio. Até que Justine vai mergulhar num precipício uma noite, perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor, e seu corpo sem vida aparece na praia no dia seguinte. Os pais de Vanessa tentam superar a tragédia retornando à vida cotidiana em Boston, mas ela sente que a morte da irmã não foi acidental. Depois de descobrir que Justine estava escondendo diversos segredos, Vanessa volta para Winter Harbor, esperando que Caleb, o namorado de sua irmã, possa esclarecer algumas coisas, mas o garoto está desaparecido. Logo, não é apenas Vanessa que está com medo. Winter Harbor inteira fica em alvoroço quando outro corpo aparece na praia, e o pânico se instala à medida que a pequena cidade se torna palco de uma série de acidentes fatais relacionados com a água, em que as vítimas são encontradas sorrindo horrivelmente de orelha a orelha. Vanessa e Simon, irmão mais velho de Caleb, unem forças para investigar os estranhos acontecimentos e, no caminho, a amizade de infância se transforma em algo mais. Conforme eles vão encontrando ligações entre a morte de Justine e a súbita erupção de afogamentos assustadores na cidade, Vanessa descobre um segredo que ameaça seu romance com Simon – e que vai mudar sua vida para sempre.



 Sereia é o primeiro livro da trilogia de mesmo nome, já publicada aqui no Brasil. Ganhei meu exemplar numa promoção, e confesso que achei a capa linda, mas acreditava que a história seguiria aquela mesma linha de todos os outros do mesmo assunto que já li. Leigo engano! O livro foi uma das maiores surpresas literárias que eu já tive, e é com muita alegria que venho escrever essa resenha para vocês.

Vanessa Sands é uma jovem normal, mas ela tem um medo sobrenatural de correr qualquer tipo de risco. Totalmente o oposto de sua irmã Justine, uma aventureira nata, que vive procurando por programas diferentes e inquietantes. Junto com Caleb e Simon, dois irmãos que são seus melhores amigos desde sempre, as garotas nunca deixam sua vida cair na rotina. Mas Vanessa não se sente muito à vontade com nada disso. Ela é fechada e se isola de tudo que possa lhe machucar, por mais improvável que seja. No fundo, tem ciúme da capacidade de sua irmã de se relacionar bem com todos, de atrair atenção e de toda a beleza tão característica dela. Numa dessas viagens, Justine acaba sofrendo um acidente fatal, que muda completamente a vida de toda a sua família, inclusive de Vanessa. A garota, confusa e em busca de respostas, parte mais uma vez para o local em que ela consegue sentir as maiores lembranças de Justine. O que ela não esperava era o sumiço de Caleb, garoto que sua irmã amava secretamente e quem a conhecia melhor do que ninguém. A partir desse momento, Vanessa se junta a Simon na busca desenfreada pelo garoto, e é então que ela começa a ouvir a voz de sua Justine na cabeça, alertando-a de todos os perigos que aquela situação traria. Ao mesmo tempo, Paige entra na vida de Vanessa, uma garota meiga que tem a família mais estranha que Vanessa já conheceu: a avó da menina não enxerga, e mesmo assim sabe tudo que se passa ao seu redor, e a irmã mais velha de Paige, Zara, desperta em Vanessa as piores dores de cabeça só de se aproximar dela. Tudo está estranho, e é aos poucos que as peças vão se encaixando. E Vanessa vai descobrir suas verdadeiras origens, sem nem ao menos imaginar que essa será a maior aventura de sua vida, da qual ela não vai poder fugir.

Eu comecei a leitura de Sereia sem nem ao menos ler a sinopse do livro. Tudo devido às baixas expectativas que eu nutria com relação à história, por conta de outras leituras decepcionantes no mesmo gênero. Também não conhecia a autora, nunca tinha tido contato com nenhum título seu, e isso também me deixava com um pé atrás. Qual não foi a minha surpresa ao me ver completamente envolvida na história.

A escrita da Tricia é daquele tipo que te prende do início ao fim. Logo no começo do livro conhecemos os personagens, e nada de detalhes em excesso. A ação aparece já nos primeiros capítulos, e a partir daí não dá mais pra largar a leitura. Todos os fatos vão se desenvolvendo pausadamente, naquele ritmo que você realmente consegue acompanhar tranquilamente. O ponto mais forte da narrativa é como todas as explicações e elementos que a autora junta no seu enredo fazem tanto sentido. Os mistérios vão sendo desvendados aos poucos, e eu fiquei impressionada com cada argumento que Tricia usou para sustentar sua trama, e completamente convencida por todos eles.

Vanessa é uma personagem um tanto enfadonha no início, devido a todos os receios da garota, em toda situação. Mas no decorrer da narrativa ela se mostra corajosa e leal o tempo todo, e quando ela começa a se entregar realmente à vida e à história que ela passa a reconhecer como sua, toda a trama dá uma reviravolta, e a personagem segue com ela: não é mais aquela garotinha boba e insegura, sempre à sombra da irmã, que conhecemos no início. Da metade para o fim do livro, Vanessa já está conformada com suas origens, e tudo que quer é fazer as coisas certas, sem nem se importar com as consequências ou riscos que isso pode trazer. Praticamente irreconhecível.

O romance dela com Simon acontece de maneira previsível, é verdade, mas do jeito mais lento e cuidadoso possível. A autora não perdeu o foco em seu tema central em nenhum momento, e o casal só veio para tornar tudo ainda mais emocionante. Eu adorei esse detalhe, porque só acrescentou ao enredo, e não se tornou aquela coisa melosa e até um pouco enjoativa de sempre. Todos os personagens são importantes para o desenvolvimento da narrativa, e eu me vi apegada a cada um deles, inclusive aos vilões. Depois do fim do livro, eles todos acabaram fazendo falta. O enredo foi impecável em questão de detalhes, fico até sem palavras para expressar o quanto a trama foi surpreendente e distinta de tudo que eu imaginava que seria. A autora me fez mudar totalmente todas as críticas que eu já tinha na ponta da língua.

A diagramação do livro é bem simples, e delicada ao mesmo tempo, eu gostei muito do trabalho de digitação da editora. É o primeiro contato que eu tive com ela e a primeira impressão não poderia ter sido mais positiva. A capa é linda, cheia de detalhes em prateado que combinam perfeitamente com detalhes específicos da trama. O trabalho da Verus foi realmente cuidadoso e caprichado, e é sempre gostoso pegar um livro desse jeito.

Me despeço de vocês dizendo que eu mais do que recomendo o livro: ele é praticamente uma leitura obrigatória para todos aqueles que gostam de livros inesquecíveis e cheios de encanto, que te prendem na história do início até a última linha. Tricia fez um trabalho maravilhoso com o enredo, e é impossível ficar imune a toda magia que emana das palavras da autora. Uma das melhores surpresas literárias que já tive, sem sombra de dúvidas!

Se já conhecem o livro, não esqueçam de me dizer se gostaram tanto quanto eu da história. Até a próxima postagem!

Beijos 

6 comentários:

  1. Oi, Patrini!

    Também li Sereia por curiosidade, e gostei bastante, não como você. Não sou o tipo de leitora que curte um suspense "assustador", mas a trama que a Tricia criou me interessou muito, e também adorei o romance entre os protagonistas. Eu não conseguia parar de ler e queria descobrir mais coisas. No geral, foi uma boa trilogia. Adorei a resenha! Beijos

    litteraturamundi.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letícia!
      Realmente o livro me surpreendeu de uma forma muito positiva, eu fico sempre feliz quando isso acontece! Eu, diferente de ti, adoro um suspense, quanto mais desafiador e misterioso melhor rs
      Beijos!

      Excluir
  2. oi, conheci seu blog pela promoção de 14 livros, e gostei bastante do conteúdo :)
    ótimo post, quando arrumar um tempinho tento lero o livro na íntegra.

    saiu uma tag nova no meu blog, confira la :) http://maisotimismo.blogspot.com.br/2015/03/tag7coisas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafhael!
      Que bom que gostou do blog, espero tua visita mais vezes, então rs
      Leia sim quando puder, o livro é bem interessante!

      Excluir
  3. Eu também não tinha nenhuma esperança de que esse livro me trouxesse uma boa leitura. Mas perante sua resenha, eu fiquei muuito curiosa. Adoro o tema sereias, bruxas, fantasmas.... Enfim, tudo que envolva uma boa dose de sobrenatural e fantasia. Mas tenho me decepcionado muito com esse tipo de leitura, então toda vez que vejo esse tipo de livro, fico com medo de ler e me decepcionar. Mas vou dar uma chance a esse! Adoroooooooooooooo quando eu acompanho e vejo o crescimento dos personagens ao decorrer da história! Amei tua resenha, como sempre impecável! Bjokas...
    entreumlivro-outro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anya, linda!
      Eu também estava um pouco receosa antes de começar a leitura, porque o gênero realmente anda um pouco saturado demais de obras sempre iguais. Mas a Tricia conseguiu trazer elementos bastante diversos e ligar todos eles de uma forma brilhante, vale conferir sim! Quanto ao crescimento da protagonista, é impressionante como ele fica claro no decorrer da narrativa!
      Beijos, querida <3

      Excluir