Curta!

[PRIMEIRAS IMPRESSÕES] Silhuetas na Penumbra - Rafael Sales

03 agosto 2018


Olá, viajantes dos livros! Prontos pra mais uma primeira impressão?
Silhuetas na Penumbra – Semente de Âmbar é um livro de fantasia nacional, novo lançamento da editora Pendragon. A editora mantém uma parceria bem legal com alguns blogs e disponibiliza para eles o primeiro capítulo dos seus novos títulos, para a realização das primeiras impressões. Nós aqui do Livros Viajantes fazemos parte desse projeto e são os comentários sobre o livro de Rafael Sales que eu venho trazer hoje a vocês, nossos viajantes.

TÍTULO: Silhuetas na Penumbra - Semente de Âmbar
AUTOR: Rafael Sales
EDITORA: Pendragon
ANO DE LANÇAMENTO: 2018
COMPRAR
SINOPSE:
Há milênios a humanidade é usada como peça de uma guerra oculta. De um lado, forças angelicais lutam para defender a Criação, enquanto legiões demoníacas arquitetam planos para reinar sobre a dimensão dos mortais. Entre as duas forças, as entidades de Fantás’ya tentam preservar o equilíbrio, mas o empate entre Ordem e Caos reviveu uma promessa já esquecida. Após anos em um orfanato, Elisa é adotada por uma renomada artista plástica e vê sua vida mudar ao chegar em uma cidade repleta de mistérios e mansões. A estreia do espetáculo circense desencadeia acontecimentos que levam a garota descobrir que existem verdades escondidas em seus pesadelos corriqueiros. O destino de inúmeras vidas estará em uma única escolha. Série premiada na categoria “Contadores de Histórias” do Wattys 2017.
Silhuetas na Penumbra nos apresenta a Elisa, uma garota órfã, que passou a maior parte da infância em um orfanato, até ser adotada por uma artista plástica muito famosa, Nuelly Adágio. Desde que isso aconteceu, a vida de Elisa foi agitada: devido às exposições e ao próprio trabalho de sua nova “mãe”, as duas viajavam muito, não ficando muito tempo em apenas um lugar. Por isso a garota não estava animada para construir amizades ao chegar na nova cidade. Menos empolgada ainda estava com o fato de ser novamente a caloura na escola. Elisa tem tudo para ser mais uma adolescente normal e cheia de dúvidas, se não fossem por seus pesadelos frequentes e assustadores, que parecem ficar cada vez mais reais. Confusa com sua nova vida e atormentada por essas visões amedrontadoras, a jovem tenta seguir normalmente sua rotina. Qual não é sua surpresa ao se deparar com duas figuras destoantes logo em seu primeiro dia de aula, duas figuras que ela já conhecia de seus pesadelos e que a deixaram já em estado de alerta. Assustada, Elisa não consegue parar de se perguntar como isso é realmente possível, ao mesmo tempo em que tenta se convencer, em vão, de que tudo isso não passa de uma mera ilusão de sua mente já perturbada.

Uma das coisas que eu mais curto em primeiras impressões é que elas te dão uma dimensão bastante coesa da história que está por vir, apesar das poucas páginas que compõem a degustação. Em Silhuetas na Penumbra, isso acontece de uma forma ainda mais arrebatadora: logo nas primeiras cenas, somos transportados aos sonhos de Elisa, com toda a sua velocidade, intensidade e assustadora realidade. Essa pequena cena que descreve esse pesadelo da protagonista dá o tom (eu espero) para o restante do livro: nebuloso, misterioso e inevitavelmente arrebatador.

A história é contada em terceira pessoa e, dessa maneira, temos uma dimensão maior e mais privilegiada dos sentimentos e ações das personagens. Além de Elisa, nos são introduzidos seus novos amigos (Laura, Camy, Aleksandra, Jeane e Martin), Sueli e Carlos, os funcionários da mansão de Nuelly Adágio, e mais alguns nomes que, ao meu ver, terão grande destaque no decorrer do livro. Entre eles destaco Dominus, um rapaz lindo e cheio de mistério que se aproxima de Elisa, causando arrepios instantâneos na garota, além de um tremendo desconforto; Joshua e Stark, as duas figuras tão parecidas com os homens dos pesadelos da protagonista, que, junto a Killa, formam um trio não apenas diferente de todos naquela escola, mas também enigmático e intimidador; e Diana, que pra mim foi uma das personagens mais difíceis de compreender ao longo desse fragmento da obra, visto que aparece em apenas uma pequena parte dele. Apesar disso, pode-se entender facilmente que Diana é uma das participantes desse outro mundo que habita em paralelo com aquele que conhecemos, um mundo permeado por fantasia, imaginação, seres místicos e poderosos e uma disputa que ameaça o futuro de todos.

Todas as personagens foram apenas introduzidas neste trecho selecionado da obra, portanto acredito que elas ainda tenham muito a crescer e se desenvolver ao longo da narrativa. Algo que fica claro, desde o início, é que todas elas serão construídas de forma bastante sólida e concreta, tendo papel fundamental para o desfecho da trama. Independente de eu já elencar algumas delas como figuras secundárias no enredo, acho que todas contribuirão de forma significativa em algum ponto, cumprindo funções e papeis de suma importância durante o desenrolar da história.

Por ser um livro de fantasia, que mistura tantos seres já conhecidos e amados por nós leitores, Silhuetas na Penumbra inicia com grandes vantagens. Depois dessas primeiras páginas, é possível perceber com clareza a dimensão gigantesca que o autor pretende dar ao seu enredo e a quantidade enorme de fatos, espaços, cenários e implicações que essa trama vai gerar. O universo ainda tem muito para ser explorado e eu confesso que, como amante desse gênero, fiquei bastante curiosa para desvendar todos os segredos que o livro ainda guarda.

Algo que eu não poderia deixar de mencionar nestas primeiras impressões, e que já fica claro logo pela capa, é a qualidade do trabalho da editora. A diagramação interna do livro, cheia de arabescos que remetem à história e ao mundo criado pelo autor, a capa detalhada e tão minuciosamente pensada, a revisão satisfatória do texto até chegar ao leitor, tudo isso demonstra carinho, cuidado e atenção não apenas com o público que vai consumir o livro, mas também com o próprio autor e com o livro que chega até nossas mãos. Demonstra que ele foi pensado e organizado com o maior amor do mundo e isso dá ainda mais vontade de mergulhar de cabeça na leitura.

Se vocês ficaram interessados e querem adquirir também o seu exemplar de Silhuetas na Penumbra, saibam que ele já está à venda no site da editora e para acessar o link de compra diretamente é só clicar aqui ou no na palavra COMPRAR escrita bem gigantescamente pra vocês lá perto das informações como título e sinopse. Depois de lerem não esqueçam de vir me contar o que acharam, combinado? Até a próxima postagem, viajantes!

Um comentário:

  1. Encantando com sua postagem, Patrini.
    Muito, muito obrigado por dedicar-se a ler as primeiras páginas de Semente de Âmbar.

    ResponderExcluir