Curta!

[POSTAGEM ESPECIAL] Sexta-feita 13 do terror

13 julho 2018

Olá, viajantes!

Chegou um dos dias mais trevosos do ano! Como uma toda apaixonada por terror, uma sexta-feira 13 é motivo pra várias maratonas macabras e de dar arrepios na espinha. Na lista aterrorizante feita especialmente pra esta data vocês vão encontrar os meus filmes de terror baseados em livros favoritos. Preparem a pipoca, o psicológico e o cobertor!

1. Drácula de Bram Stoker

Quer começar sua maratona por algo mais tranquilo? Então Drácula de Bram Stoker é a indicação pra você! Fiel ao clássico escrito por Bram Stoker, esse filme de 1992 ganhou várias estatuetas, incluindo de fotografia, maquiagem e efeitos especiais. Na trama, Jonathan Harker (o maravilhoso Keanu Reeves) é um jovem advogado londrino que viaja para o interior da Europa a trabalho. O que ele não esperava, porém, era se ver nas garras do conde Vlad Dracula. Na realidade, Vlad está mais interessado na noiva do rapaz, que lembra sua antiga amada, arrancada dele de forma trágica no século XV. Atrás de seu antigo-novo amor, o conde parte para Londres, onde instaura um reinado de terror e medo, ao mesmo tempo que busca seduzir a garota. O que eu posso dizer além disso? Clássico é clássico, gente, não tem como se arrepender de encarar essa criaturinha encantadora aqui na imagem abaixo.

Imagem relacionada

2. O Exorcista

O livro de William Peter Blatty conta com diversas adaptações para as telinhas, inclusive em uma recente série da Fox protagonizada por ninguém menos que Alfonso Herrera (para mim, sempre Míguel, porque eu sou Rebelde). O filme acabou sendo um sucesso estrondoso de público e crítica, lembrado até hoje por revolucionar o gênero horror. Baseado em um artigo de 1949 sobre um exorcismo realizado em um garoto de 13 anos, em Mount Rainier, Maryland, O Exorcista acompanha a saga de dois padres na busca incessante de salvar Regan MacNeil do demônio que possui seu corpo. Como se não bastasse o enredo perturbador, a produção do filme ainda é cercado por vários eventos misteriosos, como a morte de oito pessoas durante a filmagem em circunstâncias que ainda não foram muito bem explicadas. E aí, vai encarar? Lembrando que fui super legal com vocês e trouxe uma imagem mais leve do filme, só pra ilustrar a postagem!

Resultado de imagem para o exorcista

3. Psicose

Um dos filmes mais relevantes na carreira de Alfred Hitchcock, Psicose é um clássico do gênero horror e é simplesmente impossível fazer essa lista sem mencionar o longa. Na trama, baseada no livro de Robert Bloch, vamos conhecer a história do assassino Norman Bates (não, vocês não estão errados e realmente já ouviram esse nome: Bates Motel é uma série que também retrata a vida desse personagem), cuja figura fictícia foi inspirada por um caso real: Ed Gein, condenado em 1957 pelo assassinato de duas mulheres e por ter desenterrado cadáveres de inúmeras mulheres que se pareciam com sua mãe. Como todos vocês já podem prever, o cara foi considerado completamente insano e passou o resto de sua vida em uma instituição para tratamento mental. O fato é que o filme tem sobre si uma aura canônica que não é à toa, visto que, na minha humilde opinião, é uma das melhores obras do gênero. Aqui embaixo vocês encontram o rostinho simpático de Norman Bates.

Resultado de imagem para psicose

4. Hellraiser - Renascido do Inferno

Baseado na novela de Clive Barker (The Helbound Heart), este é um dos raros casos em autor e diretor são a mesma pessoa e só isso já seria motivo suficiente pra estar aqui listado. Para além disso, foi este o filme que lançou um dos vilões mais cruéis e implacáveis de todos os tempos: o sacerdote Pinhead. Embora a obra tenha angariado críticas por seu roteiro e seja construída em cima de uma estética um tanto quanto carregada, o longa também alcançou uma legião de fãs ao redor do mundo e deu origem a numerosas continuações. Já adianto que você vai precisar de um estômago forte para assistir a esse filme!


5. O Iluminado

Tudo bem, vocês devem estar surpresos por esse filme aparecer na lista, afinal não é nenhuma novidade que eu tenha um ranço muito grande pelo Stanley Kubrick ter simplesmente desconsiderado a obra original do mestra Stephen King que deu origem a esse longa (ainda vamos acertar as contas, Kubrick, ok?). Mas eu não posso negar, também, que o filme é uma pedida incrível para todos aqueles que querem curtir uma obra cheia de terror psicológico (ou não) e não tem, assim como eu, tanto apego ao livro. O enredo acompanha Jack Torrance, designado como zelador de um grande hotel, fechado por conta do inverno infernal lá fora. Jack e sua família se mudam para esse lugar durante a temporada gelada, mas o que eles não esperavam é que a vida de todos fosse mudar para sempre a partir dessa decisão (e de uma forma não muito agradável, por assim dizer), inclusive a do pequeno Danny, uma criança nada comum. Então sim, eu ainda estou zangada com o diretor do longa e ainda acho que foi uma sacanagem sem tamanho esquecer a obra original, mas não, não posso deixar de indicar o filme para vocês porque tenho certeza que é sucesso garantido! E prometo não colocar aqui aquela famigerada e já batida imagem que vocês já devem ter visto muito por aí.

Imagem relacionada

Não sei se vocês notaram, mas eu sou das antigas. Os filmes que eu mais curto geralmente já tem alguns aninhos nas costas, mas eles realmente valem a pena pelas histórias e pelos sustos que proporcionam. E aí, curtiram as indicações? Me contem nos comentários quais desses filmes vocês já assistiram e suas impressões sobre eles. Também estou aceitando indicações de longas pra próxima sexta 13, viu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário