[POTTER WEEK #3] Motivos para conhecer Harry Potter

Hey, pessoas!

Hoje é o terceiro dia da Potter Week, semana especial dedicada a J. K. Rowling e ao bruxinho Harry Potter, e, caso você ainda não tenha lido os livros ou ao menos assistido um dos filmes (o que é praticamente impossível!), a postagem de hoje vai te dar dez motivos para dar uma chance a esse universo!


1. É uma bela forma de adentrar no universo literário

Com o cenário mágico e os personagens incríveis que a autora criou nesta saga, fica difícil largar os livros depois que você começa a ler. Exatamente por isso, Harry Potter é apontado como uma das histórias que mais desperta o interesse pela leitura, sendo o início para muitos leitores vorazes hoje em dia.

2. A amizade é super valorizada na série

Como quem já conhece sabe, os livros firam em torno do bruxo Harry Potter, mas seus melhores amigos Rony e Hermione também são peças chaves no desenvolvimento do enredo. E os laços que se criam e fortalecem entre eles dentro da trama se transforma em uma das mais bonitas amizades da literatura de todos os tempos!

3. Desperta a tolerância

No decorrer de todos os sete livros de Harry Potter, um dos temas mais debatidos pela autora são as diferenças existentes entre os personagens. Cada um deles é construído de uma forma, distinto de todos os demais, e o mais importante é que todos eles são incríveis em suas mais variadas maneiras, o que auxilia principalmente crianças e adolescentes a se tornarem ser humanos mais humildes e respeitosos.

4. O amadurecimento dos personagens acontece em concomitância com o do leitor

Para quem acompanha a saga do bruxinho desde muito novo ou para quem começou recentemente, é perceptível que os personagens, não só os protagonistas, amadurecem no decorrer do enredo. E isso acaba se refletindo também no próprio leitor, que aprende e cresce juntamente com os tão amados personagens.

5. O livro é cheio de ensinamentos

Se você realmente ler com atenção, vai perceber que durante o desenvolvimento da trama, a autora nos coloca frente à frente com vários temas, como homossexualidade, diferenças sociais e até mesmo de caráter, o que acaba influenciando na construção da personalidade do leitor, fazendo com que as várias lições contidas na história sejam aplicadas ao nosso cotidiano.

6. Valoriza todos os personagens, sem exceção

Este item se relaciona diretamente com o 3 ali em cima. Como eu já disse, os personagens são construídos com personalidades e caráteres diferentes, mas todos eles são valorizados de alguma forma, até aqueles que parecem não ter pontos positivos. Isso faz com que o leitor consiga enxergar e respeitar as diferenças existentes entre as pessoas que convivem consigo ou que ele encontrará durante sua vida.

7. Ensina-nos a nunca fugir dos desafios

Os livros de Harry Potter possuem lições indispensáveis a qualquer um de nós, humildes leitores. Uma das maiores delas é a coragem que precisamos ter diante de qualquer situação. Todas as aventuras e peripécias dos personagens nos mostram que persistência e valentia são qualidades fundamentais para enfrentarmos as dificuldades e obstáculos da vida de frente, e sairmos vencedores de cada um deles.

8. A série não é cansativa

Apesar de sete livros relativamente longos, a saga do bruxinho Harry Potter não se torna monótona ou cansativa em nenhum momento. Isso porque a autora soube distribuir elementos e enigmas novos a cada livro, fazendo com que a atenção do leitor não se desviasse ou perdesse.

9. Mostra que o bem sempre vence o mal

Um dos maiores ensinamentos que podemos tirar dos livros escritos por J. K. Rowling é este: o bem sempre vencerá! Não importa quantas dificuldades enfrentemos, nem quantos inimigos queiram nos derrubar, se estivermos do lado do bem sempre sairemos vitoriosos, pois as ações generosas sempre serão recompensadas.

10. Exercita a imaginação

Com todos seus elementos fantásticos, uma das vantagens da saga Harry Potter é exercitar a imaginação dos leitores, fazendo-os viajar para universos diferentes e conhecer personagens marcantes e inesquecíveis, abrindo um portal de magia e criatividade que nunca mais será fechado.

Se depois de todos estes motivos você ainda não estiver convencido a pelo menos tentar ler os livros ou assistir aos filmes, aconselho que o faça assim mesmo. Com certeza a garantia de que você se apaixonará pela saga do bruxinho e seus amigos é certeira!


BLOGUEIRAS PARTICIPANTES:


Insta Blogueiras Participantes:
Glaucia Matos @leitorait | Lilian Huzyk @leitorasvorazesblog | Maria Simone @crescendoemflor | Pamela @odiariodoleitor | Patrini @bloglivrosviajantes 
|Samyra @livroteka | Suzane Cruz @memoriasdeumaleitora | Thais Teixeira @amigadaleitora

2 comentários:

  1. Oi oi,

    amei o seu post! Eu li HP há bastante tempo, mas até hoje eu amo muito a série e quero voltar a reler os livros! E todos os seus motivos são perfeitos!

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  2. Harry Potter é minha saga de livros favorita! Vale muito a pena ler, e se você for procurar umas analises, ele tem diversos elementos da literatura e tem explicações pra cada coisinha do livro <333
    Beijinhos!
    Livros, Amor e Mais

    ResponderExcluir