Curta!

[PRIMEIRAS IMPRESSÕES] O Nome do Sonho - M. Deméter

28 novembro 2015

Hey, pessoas!

O post de hoje é uma das primeiras impressões que eu tanto amo fazer. E o livro é O Nome do Sonho, de M. Deméter. Se acompanham o blog, já sabem que estamos participando do Book Tour do mesmo título, realizado pela autora, porém, depois dessa capa maravilhosa, eu não pude esperar minha vez chegar para iniciar a leitura!

O Nome do Sonho

Título: O Nome do Sonho
Autor: M. Deméter
Sinopse: "A vida pode ser como nos sonhos, basta acreditar." O que você faria se descobrisse que toda a sua realidade não passa de uma fantasia e tudo se baseasse na existência de uma única pessoa? Pode parecer ilusão, mas essa é a realidade de O Nome do Sonho. Anne já se acostumou com ela, mas Vivian não a aceita com tanta facilidade. Em um mundo onde todos os sonhos são possíveis, talvez o amor possa transformar os conceitos de realidade e ficção, mas nunca sem sacrifícios.


O material disponibilizado pela autora inclui Prólogo, Primeiro, Segundo e Terceiro capítulos, e eu confesso que foi mais surpreendente do que eu imaginava.

Logo no Prólogo, conhecemos Anne, uma garotinha que vive em uma espécie de mundo paralelo, com seu avô, e que já está acostumada com toda a fantasia que pode parecer a realidade que a cerca. Curiosa e determinada, Anne busca encontrar uma maneira de trazer seu avô de volta para junto dela, no mundo físico. E esta garotinha, pelo que pude entender, vai estar intrinsecamente ligada com a nossa protagonista, Vivian, que começamos a conhecer no primeiro capítulo.

Vivian é uma mulher madura, que trabalha para uma editora, mas que sente-se completamente solitária no mundo. Apesar de seus sonhos serem enormes, Vivian já desistiu de ter forças suficientes para correr atrás deles. Contenta-se, então, em ficar o mais próxima possível dos seus ideais. Ela é uma protagonista bastante melancólica, e isso fica claro desde as primeiras descrições feitas pela autora. É em meio a toda essa confusão que são seus dias que Vivian conhece Felipe, um rapaz de quem ela não se lembra, mas que parece a conhecer como ninguém mais.

Felipe é um homem misterioso, que não possui nenhuma lembrança de seu passado. Ele tem a nítida impressão de já ter tido um contato mais pessoal com Vivian, desde a primeira vez que a vê, mas não consegue lembrar-se onde e muito menos quando ou porquê eles encontraram-se.

Nesses primeiros capítulos, temos apenas uma pequena ideia da imensidão do universo criado pela autora, mas eu posso dizer que já fiquei extremamente animada. O mundo onírico não é um cenário muito presente na literatura, e só esse detalhe já me deixa bem interessada no enredo do livro.

O livro é dividido em três partes, o que nos é dado a conhecer logo no sumário. Cada uma dessas partes corresponde a evolução do sonho da protagonista, que é o ponto central da trama. Eu achei essa organização muito bem feita pela autora, pois nos dá uma ideia mais geral de cada etapa do processo de entrada de Vivian nesse universo tão diferente daquele que ela conhecia, além de nos dar a chance de acompanhar passo a passo de toda essa trajetória detalhadamente, possibilitando uma compreensão mais completa da história.

A diagramação, apesar de ainda não ser a oficial, está simplesmente maravilhosa! Adorei as fontes escolhidas, e o tamanho de letra é ideal para a leitura, inclusive no meio digital, que é o caso do arquivo de primeiras impressões. A capa eu não acho que preciso comentar, ela é linda e passa muito bem a mensagem do livro.

Depois desse contato inicial, posso dizer que fiquei ainda mais ansiosa para concluir a leitura do livro. A Mara fez um ótimo trabalho, criando um mundo diferente, inusitado, e nos transplantando para ele de uma forma total e verdadeira, fazendo-nos personagens também. Acho que esse é o grande segredo desse livro: fazer o leitor acreditar em seus próprios sonhos!

Aguardem resenha, e leiam, porque já é extremamente recomendado! Beijos!

2 comentários:

  1. Não consigo saber qual post desses primeiras impressões eu estou babando mais ushausha

    Muito obrigada, Patrini. Fico muito feliz de ter feito parceria com você, estou adorando seu trabalho <3 E mais feliz ainda por ter gostado desse começo do livro <3 Aguardo seu livro chegar ansiosa, pra que sua curiosidade termine e a minha também com a resenha =)

    Beijões!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser incrível! Ansiosa para poder devorá-lo e ler a resenha do mesmo :D

    #LeituradeVerão

    ResponderExcluir