[POST ESPECIAL] Amizade Literária

Hey, pessoas!

Hoje é um dia mais que especial. Dia de recordar todas aquelas pessoas que estão conosco no dia-a-dia, e que nos fazem acreditar na vida. Como não podíamos deixar essa data passar em branco, vim trazer para vocês algumas sugestões de livros que tratam de uma amizade verdadeira. Todos prontos?!


1. Marley e Eu (John Grogan) - o livro que encabeça nossa lista fala sobre a amizade de John e seu cão Marley, considerado o "pior cão do mundo". Da raça labrador, Marley era brincalhão desde filhote, e na medida em que foi crescendo, a bolinha de pêlos tornou-se um cão enorme, com 43 quilos. Apesar de suas travessuras que enlouquecem seu dono, acima de tudo, Marley tinha um coração puro e a sua lealdade era incondicional. A adaptação para o cinema é linda, e não há como não se emocionar.




2. As Vantagens de Ser Invisível (Stephen Chbosky) - esse livro reúne cartas de um adolescente, chamado Charlie, sobre as dificuldades que enfrenta, e os dilemas pelos quais passa. Mas o que nos interessa aqui é a amizade entre Charlie, Sam e Patrick, que os torna inseparáveis em pouco tempo. Juntos eles ajudam um ao outro em todos os conflitos que precisam enfrentar. O livro foi adaptado para o cinema, com Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller.




3. O Caçador de Pipas (Khaled Hosseini) - considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial atual, o romance trata da amizade entre Amir, um menino de casta alta que sempre busca a aprovação do pai, e Hassan, um hazari de casta baixa mas muito valente. Os dois garotos, apesar das diferenças, são apaixonados por histórias, e essa paixão que os une pelo resto de suas vidas. O livro também foi adaptado para o cinema, num filme comovente.




4. Meu Pé de Laranja Lima (José de Mauro Vasconcelos) - na obra do escritor brasileiro, vemos Zé, um menino de seis anos nascido numa família pobre e numerosa, que encontra em suas conversas com seu pé de laranja lima a alegria de viver. Nessas conversas, o menino envolve o leitor a contar seus sonhos e desejos, fortificando a amizade fantástica entre ele e a árvore.




5. Longe é um Lugar que não Existe (Richard Bach) - o liro nos traz a mágica história de Rae Hansen, uma menina que convida Richard para seu aniversário de cinco anos, e espera confiante mesmo sabendo que a casa de seu amigo fica a desertos e montanhas de distância. Nessa obra, Richard nos conta os presentes que deu à menina. Desde de sua primeira publicação em 1979 até hoje, a história continua a inspirar amizades e a nos mostrar que elas não dependem de tempo ou espaço.




6. As Aventuras de Tom Sawyer (Mark Twain) - a obra nos traz a narrativa das aventuras de dois amigos, que as vezes se encontram em situações perigosas por causa de suas estripulias. Assim, eles se deparam com o fortalecimento da amizade e a descoberta do amor. Além disso, o livro nos traz a difícil transição da infância para a vida adulta dos dois meninos, com um relato emocionante.




7. Capitães da areia (Jorge Amado) - um dos meus queridinhos, esse livro nos relata a dureza da vida dos meninos abandonado na rua em Salvador, que mesmo com todas as dificuldades não perdem os laços de amizade e lealdade que os une e os torna um só. Já adaptado para o cinema, o livro é carregado e dramaticidade e lirismo, e a escrita de Jorge Amado nos envolve do início ao fim.




8. A Cidade do Sol (Khaled Hosseini) - do mesmo autor de O Caçador de Pipas, o livro nos conta a história de Mariam, um menina resignada a servir seu marido e lhe dar muitos filhos, e Laila, que sempre soube que seu destino ia muito além do casamento e da servidão. Essas mulheres, apesar das diferenças, se encontram no decorrer da vida, e se tornam grandes amigas, lutando juntas contra a adversidade.




Espero que esses títulos possam ser usados para fortalecer os laços de amizade de cada um de vocês, além de diverti-los e ensinar-lhes lições para o resto da vida. Aproveitem o dia ao lado daqueles que mais amam. Feliz dia do Amigo para todos!
Beijos 

0 comentários:

Deixe seu comentário